quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Publicidade amplia ações em mídias sociais

Grandes players da publicidade nacional, engrossam o coro de operações menores e especializadas em marketing digital, e passam a investir cada vez mais em ações voltadas a ampliar o espaço dos anunciantes nas redes sociais, seguindo uma tendência mundial.
Isto porque, apesar de ser mais fácil ganhar em compra de mídia e produção de sites do que investir em planejamento e criação de comunicação de redes sociais, as agências de publicidade e de mídia digital miram o crescente interesse de marcas como Gafisa, Brastemp e IBM em participar deste universo que reúne milhões de internautas, como Orkut (27 milhões de visitantes em dezembro, ou 74% do total de internautas no mês), Facebook (7 milhões de visitantes no mesmo período) e Twitter (8 milhões de visitantes). Em maio de 2009, a porcentagem de participação do Facebook era só 9%. "O crescimento de redes sociais no Brasil ultrapassa o dos sites busca e portais", afirma Cris Rother, diretora executiva do Ibope Nielsen Online, que faz medições sobre internet no Brasil.

A fabricante Brastemp e o portal Terra estão entre as empresas que realizam mais ações nas mídias sociais, que envolvem desde ações de promoção e relacionamento, como sorteio de prêmios vinculados a acessos a sites, envio de mensagens ou cadastros em redes como Twitter e Facebook, a realização de eventos, ingressos para shows e oferta de conteúdo aos usuários, como jogos, vídeos ou blogs patrocinados pelas marcas. Grande parte das ações são voltadas à ativação de marcas e a relacionamento

Muitas das ações nas redes, como criar o perfil de uma marca no Twitter, por exemplo, não envolvem investimentos diretos na mídia e envolvem a adesão voluntária dos internautas. "Ao criar um canal na rede social, a marca cria automaticamente um canal de atendimento ao consumidor - o que ele disser vai ficar publicado. Por isso, incentivamos o anunciante a fazer um planejamento prévio para que ele avalie o retorno que isso trará à sua imagem e ajudamos o cliente a estruturar processos e departamentos para suportar os investimentos, criando um cenário de alavancagem."

Monitoramento
A partir de março, o Ibope Nielsen Online anunciou que começará a trabalhar com duas ferramentas específicas para geração de interpretações sobre o comportamento dos internautas nas redes sociais.

Aquisição
Na semana passada, o gigante de busca na internet Google comprou o Aardvark, uma empresa iniciante de San Francisco que mistura buscas com redes sociais em seu site. Uma fonte com conhecimentos sobre a transação afirmou a agências internacionais que o acordo foi fechado por US$ 50 milhões. A aquisição representa o último sinal de interesse do Google no setor de redes sociais, dominado por empresas como Facebook e Twitter. Este mês, o Google lançou o Google Buzz, com ferramentas semelhantes às do Twitter, ao serviço de e-mail Gmail.

Fonte: DCI

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mais stop motion

Aproveitando que há alguns minutos postei um vídeo em stop motion, na mesma hora lembrei desse videoclipe do Oren Lavie, para a música "Her Morning Elegance", com 2096 still frames. Já faz pouco mais de um ano que esse vídeo foi subido na rede, mas pela qualidade não poderia deixar de fazer parte do nosso blog. Para quem já conhece vale a pena rever e para quem ainda não conhece vale mais a pena conhecer.

Vi no Youtube.

Uma breve história de quase tudo

Muito bacana essa animação feita em stop motion com 2100 páginas. Trabalho feito para um curso de arte por Jamie Bell. Segundo um dos editores do Brainstorm#9, Carlos Merigo, o vídeo foi descoberto tardiamente, mas em poucos dias conseguiu atingir quase 2 milhões de views.

Direto do Brainstorm#9.

Uma imagem realmente forte

VT da campanha do queijo Nolan's Cheddar. Como alguns dizem: "nem tudo é o que parece". Um insight muito legal em atrelar o queijo à força.

Malhando no Adverblog.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Google Buzz

Pois é, mais uma maneira de difundir seu conteúdo na rede. Estou usando e confesso que estou gostando. Para quem quiser nos seguir é só clicar aqui. Segue um vídeo com uma explicação bem simples de como funciona, vale a pena conferir.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Guerrilha, Happening ou Flash Mob?

Algumas pessoas confundem Guerrilha, Happening e Flash Mob, e muitas nunca nem ouviram falar em pelo menos uma dessas expressões, então para tirar a sua dúvida e até mesmo aumentar o seu vocabulário segue algumas definições sobre cada uma:

Flash Mob:
"Numa flash mob, a mídia social e os e-mails são usados para reunir, num lugar público, um grupo de pessoas que então realiza uma ação breve".

Happening:
"Happening é um evento ou situação que surpreende e envolve as pessoas. Pode acontecer em qualquer lugar e sob qualquer circunstância. O termo apareceu pela primeira vez nos meses de inverno no hemisfério norte de 1959, publicado na revista literária de Rutgers University".

Marketing de Guerrilha:
"Ação cujo objetivo é mostrar sua marca gerando eventos que possam ganhar espaço nos noticiários ou atrair a atenção direta do público alvo sem pagar espaços publicitários nas mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas".

Informações extraídas do SimViral.

Após ler essas definições, acredito que vocês conseguirão definir que tipo de ação foi essa promovida pela TAP.

Via e-mail.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A saga de um saleiro abandonado

Nos dias de hoje nos deparamos com tantas propagandas de apelo emocional que para conseguir comover o Target, precisamos ser a cada dia mais criativos, com novos apelos, novas técnicas e usar tecnologia sempre que for preciso para fazer a peça funcionar. A Knorr lança uma campanha para o SideKicks, uma linha de produtos com 25% menos sódio, mas que mesmo assim consegue manter o sabor do sal. Adorei a carga dramática utilizada nos conflitos emocionais do pequeno saleiro.







Sem pestanejar -> Bichodegoiaba

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

You Tube: novas possibilidades

Continuando pela vertente da interatividade, acho muito pertinente falar sobre o You Tube, seus ensaios de interatividade, antes não tão bons, mas parece que agora estão dando uma atenção maior a esse formato e desenvolvendo novas técnicas. No canal da Adidas temos um exemplo disso, de como vão ser as novas experiências no You Tube daqui para frente, um vídeo com o atleta de basquete norte americano Dwight, onde podemos interagir de maneira bastante interessante com o vídeo. Não é possível incorporar o vídeo e isso faz com que os usuários visitem o canal da Adidas e possam se tornar fãs. Quem quiser assistir ao vídeo é só clicar aqui.
Mais uma vez Adverblog.

Mais interatividade para você

E a cada dia vamos nos deparando com novas possibilidades de interatividade em meios digitais. Está aí um site desenvolvido para a Wrangler onde o usuário pode interagir diretamente com o site. Nunca havia visto nada parecido, é uma ferramenta que deve ganhar destaque durante o ano de 2010.

Vi no Adverblog.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Use o cinto de segurança (de uma maneira original)

Saindo dos clichês das campanhas de trânsito que estimulam o uso do cinto de segurança, este vídeo online nos mostra as sensações de felicidade que as pessoas podem ter ao usarem o cinto, saindo do senso comum onde outras propagandas nos mostram acidentes e mortes com o intuito de "impactar para mudar o comportamento". Uma ideia simples e bastante original. Há ainda um grupo no Facebook onde tentam envolver o maior número de pessoas sensibilizadas com a causa e fazer com que o vídeo seja veiculado na Tv.


Direto do Adverblog.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...