terça-feira, 19 de outubro de 2010

Web 2.0 - Uma Nova Maneira de Enxergar e se Comunicar com o Mundo




O planeta passa por uma revolução no que diz respeito à maneira de se comunicar, o antigo esquema linear proposto por Shannon, em 1949, perde cada vez mais força devido a intervenções tecnológicas, as mídias sociais passam a fazer parte dos planejamentos estratégicos das grandes corporações. O consumidor passa a ter o poder da grande mídia e se torna um formador de opinião, ele passa a interagir com as marcas, reverberar mensagens, indicar produtos e serviços.
Atravessamos uma fase em que as mídias digitais crescem verticalmente tanto em anunciantes como em investimentos publicitários, superando as mídias tradicionais. O grande lance da comunicação digital é não ser invasivo, mas sim, permissivo, sua marca aparece na rede, porque os seus consumidores gostam dela e não porque você quer que ela apareça.
Infelizmente, mas naturalmente, a grande maioria ainda não tem maturidade para usá-las, digo maturidade no sentido de saber como relacionar a sua marca aos seus consumidores, marketing digital não é apenas criar um perfil no Orkut, no Facebook, e no Twitter, existem estratégias que devem ser utilizadas de maneira sábia, de forma que essas ações venham bombardear seus clientes de felicidade, de boas experiências com seu produto/serviço. Agências de publicidade (algumas) querem abocanhar esse nicho de mercado e contratam um estagiário para cuidar dos perfis dos seus clientes online. Não são as agências que devem dizer ao cliente o que significa "marketing digital", o cliente precisa se manter "antenado", ser pró-ativo, não que o cliente deva saber como se faz uma campanha online, não precisa, mas ele deve ter a consciência que deve procurar por profissionais especializados em soluções online e offline, de maneira que toda sua comunicação permaneça integrada. Marketing viral, marketing de guerrilha, monitoramento, desenvolvimento de conteúdo, automação, SEO, ativação e avaliação são algumas palavras mencionadas nesse meio, corram de profissionais que não souberem o que elas significam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenha gostado do blog ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...